quarta-feira, 11 de junho de 2014

Primeiro artigo sobre os Açores foi há 95 anos - TV & Media - DN

A National Geographic publicou há 95 anos o primeiro artigo sobre os Açores, uma das regiões portuguesas que "maior enfoque" tem tido na revista norte-americana, fruto da sua "posição geoestratégica no Atlântico", defende um investigador da universidade açoriana.


"Quando lemos os artigos sobre os Açores não deparamos com apreciações geoestratégicas ou geopolíticas. A National Geographic Magazine não é a Foreign Affairs, não é uma revista de política internacional, mas o que é facto é que há um grande cuidado e persistência em mostrar os Açores", afirmou à Lusa Carlos Riley, docente e investigador da Universidade dos Açores, para quem "o potencial geoestratégico" do arquipélago "está sempre lá contido subliminarmente".
Data de junho de 1919 o primeiro artigo sobre os Açores publicado na revista da National Geographic Society, instituição norte-americana fundada em 1888.
O pretexto foi a "primeira tentativa bem-sucedida" de atravessar o Atlântico norte em três hidroaviões CURTISS da Marinha dos EUA, que fizeram escala nos Açores (Horta e Ponta Delgada), tendo apenas um dos aparelhos completado a travessia até Lisboa.
"O artigo faz uma apresentação dos Açores, chamando a atenção para os aspetos etnográficos, pitorescos, as tradições, os costumes, a paisagem, as casas e a forma como as pessoas se vestiam", disse Carlos Riley, acrescentando que o trabalho, ilustrado com várias fotografias de interesse histórico, foi escrito por um antigo cônsul norte-americano na ilha de São Miguel, Arminius T. Haeberle.
Para o investigador, que se dedica ao estudo da presença norte-americana nos Açores e à história da navegação aérea transatlântica na primeira metade do século XX, muita da informação recolhida e publicada pela National Geographic Magazine, sobretudo entre as décadas de 1920 e 1980, acaba por ter "uma dimensão instrumental importante para os desígnios da política externa dos EUA".

***
[H-Az]

Sem comentários:

Enviar um comentário